A implantação da Ronda Maria da Penha no município de Parintins é uma conquista da deputada estadual Mayra Dias que por meio dos requerimentos 2648 e 2650/2023 solicitou a interiorização do projeto. O programa reúne um colegiado de instituições com o objetivo de dar apoio às mulheres que são vítimas de violência doméstica.
Para Mayra Dias, a interiorização do programa é um avanço essencial no processo de proteção às mulheres. “A implantação da Ronda Maria da Penha contribui para resgatar a autoestima e a dignidade da mulher, emponderando-as a buscar uma vida livre de abusos”, destacou a parlamentar.
Para denunciar, a Ronda Maria da Penha disponibiliza o número de contato (92) 99527-8008, no qual a população pode acionar as guarnições especializadas para atuar nos casos de descumprimento das medidas protetivas.
Somente nos primeiros dias de trabalho da Ronda Maria da Penha, em Parintins, foram registradas 30 ocorrências e 3 prisões por descumprimento das medidas protetivas de urgência. “A nossa luta vai continuar para que possamos ampliar a Ronda Maria da Penha para outros municípios”, concluiu.