A deputada estadual Mayra Dias (Avante) representou a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) durante o evento de lançamento do aplicativo Ronda Maria da Penha. A cerimônia aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e foi presidida pela desembargadora Nélia Caminha Jorge.
O Aplicativo Ronda Maria da Penha é o resultado da dissertação de mestrado da servidora do TJAM, dra. Cynthia Rocha Mendonça, e foi desenvolvida em colaboração com a Polícia Militar do Amazonas. O aplicativo visa automatizar a coleta de dados, realizar o mapeamento de vítimas e agressores, e proporcionar uma interface integrada com outros aplicativos, como o WhatsApp das vítimas e agressores. Além disso, oferecerá o georreferenciamento das pessoas envolvidas, protegendo e compartilhando as informações de maneira segura entre a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça do Amazonas.
Durante o evento, a deputada Mayra Dias, autora do requerimento que propõe a expansão do Ronda Maria da Penha para os municípios polos do Amazonas, conversou com os participantes, destacando a importância de implementar o software em áreas do interior.
“Agora temos mais uma ferramenta que vai contribuir no combate à violência contra a mulher. Com o aplicativo, teremos respostas mais efetivas a responder de forma eficaz aos casos de violência contra meninas e mulheres. Acredito que existe a possibilidade de ampliar esse atendimento para o interior e dialoguei com os envolvidos, destacando a importância da interiorização do aplicativo”, afirmou Mayra Dias.
Foto: Aguilar Abecassis