De autoria da deputada Mayra Dias (Avante), o projeto que institui o Dia “D” de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no calendário oficial do Estado foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta (05).
O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância da vacinação, além de promover políticas públicas de saúde voltadas aos amazonenses, a fim de fornecer informações e conhecimentos sobre o Papilomavírus e seu tratamento. O HPV é o nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, podendo causar verrugas na pele do rosto, boca, cordas vocais e nas regiões íntimas das pessoas. Essas lesões podem levar a doenças graves, como o câncer.
“Essa iniciativa pode beneficiar especialmente as populações mais vulneráveis, que muitas vezes enfrentam dificuldades para ter acesso a informações sobre a prevenção e o tratamento de doenças”, destacou a parlamentar.
No projeto aprovado, Mayra Dias propõe que a campanha de vacinação contra o HPV seja realizada anualmente no dia 4 de março, data que marca o Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV. Além da deputada, os parlamentares Sinésio Campos, Adjunto Afonso e Comandante Dan subscreveram o projeto.
Foto: Aguiar Abecassis