A deputada estadual Mayra Dias (Avante) tem frequentemente recebido relatos de crianças, jovens, adultos e idosos que deram entrada em unidades hospitalares do interior com diagnóstico de depressão e crises de ansiedade, muitos deles após tentarem contra a própria vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 700 mil suicídios registrados em todo o mundo, excluindo casos subnotificados, que podem elevar esse número para mais de 1 milhão de ocorrências. No Brasil, aproximadamente 14 mil casos de suicídio são registrados anualmente, equivalendo a uma média de 38 pessoas tirando suas próprias vidas por dia. Entre 2010 e 2019, houve 112.230 mil mortes por suicídio no Brasil, com um aumento de 43% nos casos registrados. No Amazonas, entre 2019 e 2021, ocorreram 270 suicídios, dos quais 79 ocorreram no interior, totalizando 349 casos.
Mayra Dias expressa grande preocupação com essas estatísticas alarmantes, especialmente pelo aumento contínuo ao longo dos anos. Ela destaca a importância de estarmos atentos aos sinais de sofrimento manifestados por pessoas de todas as idades:
“Precisamos estar vigilantes aos indícios que crianças, jovens, adultos e idosos nos apresentam”, afirmou.
Para aumentar a conscientização sobre o Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) iluminou suas instalações com luzes amarelas, uma iniciativa liderada por Mayra Dias (Avante) que reconhece a importância de utilizar todas as formas de comunicação para abordar esse tema crítico.
Foto: Aguilar Abecassis