“Ação em Dias” orienta sobre a violência patrimonial contra idosos

A deputada estadual Mayra Dias recebe o carinho das pessoas atendidas pelo projeto de saúde e cidadania. Fotos: Tadeu Rocha.

Além das ações de saúde e assistência social nas diversas comunidades do interior do estado do Amazonas, o projeto “Ação em Dias”, idealizado pela deputada estadual Mayra Dias, tem desempenhado um papel importante ao oferecer orientação por meio de psicólogos, assistentes sociais e advogados.

João Cabral Mourão, um dos advogados envolvidos nas iniciativas da parlamentar, ressalta que a maioria dos atendimentos está relacionada à violência patrimonial contra idosos. “Conduzimos muitas orientações sobre casos em que idosos, aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC têm seus cartões usurpados por membros da própria família”, explica.

Outro aspecto frequente durante as ações são as orientações sobre pensão alimentícia. “Fornecemos orientações adequadas e informamos os passos necessários para buscar justiça e garantir o pagamento dos alimentos devidos”, acrescenta Mourão.

No último sábado, a “Ação em Dias” foi realizada na Escola Irmã Cristine, beneficiando os bairros Paulo Corrêa, Itaúna II e União. As atividades incluíram embelezamento, suporte jurídico, atualização cadastral, palestras sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre Palhatecaria e solicitação de benefícios eventuais, totalizando 306 pessoas atendidas. Na área de saúde, 760 pacientes passaram por consultas com médicos e especialistas, resultando em um total de 1.066 atendimentos.

Maria Batista, uma das beneficiárias, expressou sua gratidão à deputada Mayra pela “Ação em Dias”, destacando um momento especial vivenciado durante o evento. “Quero agradecer à deputada Mayra por esta ação. Minha irmã está grávida e, durante o ultrassom realizado na escola, soubemos que é um menino. Estou muito emocionada”, compartilhou.

Para Mayra Dias, o compromisso com iniciativas como a “Ação em Dias” é essencial para garantir o bem-estar e a justiça social nas comunidades. “Estamos aqui para oferecer não apenas serviços, mas também esperança e suporte às famílias amazonenses”, concluiu.