Deputada Mayra Dias volta a cobrar pagamento atrasado de profissionais da UTI de Parintins

Foto: Tadeu Rocha

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) cobrou nesta quarta-feira (21), na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), providências urgentes da Secretaria de Estado de Saúde sobre o atraso de mais de 100 dias no pagamento dos profissionais da UTI de Parintins.

Os salários dos meses de fevereiro, março e abril de 2025 ainda não foram pagos. Os trabalhadores afetados são enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos vinculados à Cooperativa de Enfermeiros do Amazonas.

Muitos profissionais já enfrentam dificuldades para se deslocar até o trabalho e relataram falta de recursos até para alimentação básica.

Mayra já havia cobrado em outras ocasiões os constantes atrasos salariais enfrentados pelos profissionais da saúde no interior e na capital do estado.

Ao consultar o Portal da Transparência, a deputada constatou que os repasses feitos em 2025 ainda se referem a serviços prestados em outubro de 2024. Para ela, essa situação configura descaso e negligência com os profissionais de saúde do interior.

“É inadmissível que quem cuida da vida dos outros precise lutar para receber seu salário. A saúde pública não pode funcionar se os profissionais forem tratados com tamanho desrespeito”, afirmou a deputada. Ela apresentou um requerimento cobrando explicações e um cronograma transparente de pagamento.