No Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) reafirma o apoio à garantia do direito dos idosos e o combate a todos os tipos de abusos.
No estado do Amazonas, somente no primeiro semestre de 2023, foram registradas 960 denúncias e 5.911 violações dos direitos da pessoa idosa, de acordo com os dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. “É triste constatar que aqueles que construíram as bases para a nossa sociedade, dedicando anos de suas vidas ao trabalho e ao cuidado de suas famílias, muitas vezes enfrentam uma realidade de abuso e desrespeito”, afirma a parlamentar.
Mayra, que também preside a Comissão de Assistência Social e Trabalho, destaca a importância de estar atento aos sinais de abuso para combater a violência contra os idosos. Em Parintins, como primeira-dama, ela desenvolve um intenso trabalho de acompanhamento dos idosos.
“Atendemos mais de 1.200 idosos em 11 núcleos na sede do município e outros 5 núcleos nas comunidades rurais. Esses idosos participam de atividades físicas, danças, diversas oficinas, passeios e palestras. O trabalho conta ainda com assistentes sociais e fisioterapeutas que realizam atendimento domiciliar para aqueles que não podem sair de casa, além de agendamento de consultas médicas e marcação de exames”, explica.
A deputada é uma das parlamentares que têm atuado com políticas voltadas para o cuidado com a terceira idade. Na semana passada, foi aprovado na casa o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Incentivo ao Empreendedorismo na Terceira Idade. “Agradeço aos colegas deputados e deputadas que contribuíram para a aprovação desse projeto. Tenho certeza de que esta casa está contribuindo significativamente para a valorização e o cuidado necessários com nossos idosos”, concluiu.
Fotos: Yuri Pinheiro